Como consultar o PIS

O Abono Salarial, é uma complementação de renda para muitos brasileiros, sendo que essa gratificação é um direito garantida pela legislação brasileira. Esse benefício é voltado para assegurar que os trabalhadores que recebam uma remuneração inferior a dois salários mínimos e que apresentem um regime de trabalho sob carteira assinada.

Com base nessas informações a remuneração média para receber o abono salarial não pode ultrapassar o valor de R$ 1874,00, uma vez que o salário mínimo do ano passado foi de R$937,00.

Como saber se o trabalhador pode receber o abono salarial?

Os funcionários do setor privado devem ser cadastrados no Programa de Integração Social (PIS), enquanto os trabalhadores do setor público para conseguirem essa bonificação é preciso ser inscrito no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).

Para efetuar o recebimento dos valores do abono salarial é preciso se dirigir a Caixa Econômica Federal, para aqueles que são registrados no PIS e no Banco do Brasil, se você for funcionário público.

Como consultar o Abono Salarial?

O abono salarial pode ser consultado de três formas diferentes, vamos conhece-las:

  1. Central Física

Para as pessoas cadastradas no PIS é possível dirigir-se às agências da Caixa Econômica Federal, casas lotéricas e correspondentes bancários da Caixa.

A consulta nas agências físicas é preciso que o beneficiário apresente a carteira de identidade original e com foto, o número do PIS, carteira de trabalho e o cartão cidadão. Com esses documentos é possível fazer a consulta do valor do abono.

  1. Usando o telefone

As pessoas que apresentam cadastro no PIS podem se comunicar com a central da Caixa Econômica Federal, durante os dias úteis e em horário comercial (das 8h até as 20h), através do número 0800 726 0207. É importante destacar que a consulta do abono através do telefone é feita de forma gratuita, não gerando ônus para o trabalhador.

Para que a consulta seja efetuada é necessário que o beneficiário apresente o número do PIS, fazendo com o valor do abono possa ser informado.

  1. Utilizando a internet

Talvez a forma mais simples de acessar o seu abono salarial é utilizar a internet. Para tanto os beneficiários precisam acessar o portal da Caixa Econômica Federal e procurar pela consulta on-line (https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01).

Em seguida o beneficiário deverá fazer um cadastro no site informando o número do seu PIS e criando uma senha. Se a pessoa já tiver cadastro é só entrar com o número do PIS e a senha cadastrada.

Na realidade, o trabalhador deve cadastrar uma senha no site da Caixa e para isso é preciso inserir o número de inscrição do abono e em seguida clicar em “Cadastrar senha”. Com esse procedimento efetuado, você poderá consultar o abono salarial, colocando o número do PIS e a senha nos lugares indicados.

Ao finalizar esse procedimento, uma nova página será aberta mostrando as informações sobre o abono ou qualquer outro dado referente às vantagens que o trabalhador possa ter.

Quem pode receber este abono?

Para receber o abono os trabalhadores precisam se adequar a certos pré-requisitos, sendo que somente dessa forma o benefício pode ser concedido.

Esses pré-requisitos são: Ter um cadastro no PIS de no mínimo cinco anos; ter trabalhando no ano anterior por um período de trinta dias e sob vigência de carteira assinada; ter recebido uma média salarial de no máximo dois salários mínimos; ter sido cadastrado pelo seu empregador no RAIS, sendo que esse relatório é um documento obrigatório e deve ser enviado anualmente para o Ministério do Trabalho e Emprego.

Podemos notar com os requisitos para receber o abono, que nem todos os trabalhadores brasileiros podem receber o abono salarial advindo pelo PIS. Um exemplo é a classe das empregadas domésticas, mesmo que elas trabalhem com carteira assinada, elas não são empregadas por uma empresa ou por pessoa jurídica, fazendo com que pessoas que se enquadrem neste tipo de contrato de trabalho não apresentam a possibilidade de receber o abono salarial.

O calendário para o recebimento do benefício pode ser encontrado no site da Caixa, sendo que o período que os beneficiários podem se dirigir às agencias dependem do que é indicado no calendário. O período do inicio do pagamento inicia-se em julho com a finalização em junho do ano seguinte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *