Calendário de pagamento do PIS

calendario pis

O Programa de Integração Social – PIS – é um benefício social fixada por lei pelo Governo Federal, o qual é voltado para uma complementação de renda para aqueles trabalhadores que recebem menos que dois salários mínimos.

O Abono Salarial (PIS) é um valor relacionado ao ano anterior que pode ser considerado um décimo quarto salário e que deve ser pago de acordo com o calendário do PIS, disponibilizado pela Caixa Econômica Federal. Sendo que os trabalhadores que queiram sacar esse benefício, devem se dirigir às agências da Caixa Econômica Federal.

Quais são os trabalhadores que podem receber o Abono Salarial – PIS

Nem todos os trabalhadores apresentam os requisitos que os enquadrem para o recebimento dos valores do PIS. Dessa forma os empregados devem se enquadrar nos seguintes pressupostos:

  • Ser cadastrado no PIS pelo tempo mínimo de cinco anos
  • Ter trabalhado no mínimo 30 dias no ano base, para que possa se enquadrar dentro do benefício
  • O salário do ano anterior não pode apresentar uma remuneração maior do que dois salários mínimos.
  • A empresa precisa estar de acordo com as leis trabalhistas e em dia com o Ministério do Trabalho.

Aqueles que tiverem maiores dúvidas sobre os requisitos para o recebimento do Abono Salarial (PIS) pode se dirigir ao site da Caixa Econômica Federal, na área do PIS, ou se preferir clicar no link http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/pis/Paginas/default.aspx.

Como é o calendário do Abono Salarial – PIS

O Calendário de pagamento dos valores referentes ao PIS é divulgado pelo Ministério do Trabalho e disponibilizado pela Caixa Econômica Federal. No que diz respeito ao calendário do Abono Salarial – PIS, o recebimento do pagamento acontecerá até o dia 30 de junho, sendo que a data para retirada é feita de acordo com a data de nascimento do trabalhador.

Ao associar o pagamento à data de aniversário do beneficiário, o Governo Federal evita que todas as pessoas efetuem o saque ao mesmo tempo, o que causaria um sobre carregamento das unidades bancárias da Caixa.

É importante lembrar que para sacar o valor do benefício, o trabalhador precisa se dirigir até uma agência da Caixa, um posto autorizado ou em uma lotérica, apresentando um documento original e com foto e o seu Cartão Cidadão.

Saiba como receber o PASEP

Tabela de calendário do PIS ano 2017-2018

Como foi mencionado a data de retirada dos valores associado ao PIS está ligado à data de aniversário do beneficiário. Desta forma o calendário de saque é o seguinte:

  • Aniversariantes de Julho – saque em 28/07/2018 até 30/06/2019;
  • Aniversariantes de Agosto – saque em 18/08/2018 até 30/06/2019;
  • Aniversariantes de Setembro – saque em 15/09/2018 até 30/06/2019;
  • Aniversariantes de Outubro – saque em 14/10/2018 até 30/06/2019;
  • Aniversariantes de Novembro – saque em 21/11/2018 até 30/06/2019;
  • Aniversariantes de Dezembro – saque em 15/12/2018 até 30/06/2019;
  • Aniversariantes de Janeiro e Fevereiro – saque em 19/01/2019 até 30/06/2019;
  • Aniversariantes de Março e Abril – saque em 16/02/2019 até 30/06/2019;
  • Aniversariantes de Maio e Junho – saque em 16/03/2019 até 30/06/2019.

Portanto os trabalhadores que estão trabalhando sobre o regime da CLT devem ficar atento com a data do seu nascimento e assim bastará comparecer a agência da Caixa Econômica Federal para realizar o seu saque.

Lembrando que se você é beneficiário do PIS, não é necessário se dirigir exclusivamente até uma agência da Caixa Econômica Federal, é possível efetuar o seu saque em qualquer posto autorizado ou lotéricas. Além disso se preferir se dirigir a uma agência, é possível efetuar o saque diretamente no caixa eletrônico do autoatendimento, bastando levar os seus documentos pessoais e o número do seu PIS.

Quais são as formas de receber o pagamento do Abono Salarial – PIS

Uma vez que tenha chegado a sua data de retirada do abono salarial, ou seja o seu período de realização do saque dos valores do PIS, é possível conseguir o recebimento de três formas diferentes:

  1. Crédito diretamente na conta – para essa forma de recebimento, o beneficiário precisa ter conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal e dessa forma o valor ficará disponibilizado diretamente na sua conta bancária.
  2. Saque nas Agências Caixa ou em autorizadas– Basta se dirigir a agência da Caixa ou autorizadas e apresentar o seu número do PIS e um documento de identidade com foto.
  3. Agências da Caixa – diferente do item acima, nesse caso são para os beneficiários que não apresentam cartão cidadão e dessa forma precisam apresentar documento original de identidade e com foto e só pode efetuar o seu saque diretamente nas agências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *